segunda-feira, 26 de outubro de 2009

EVANGELHO DO DIA 26/10/2009 - JESUS CURA A MULHER ENCURVADA

Ano B - Lc 13,10-17

Certo sábado, Jesus estava ensinando numa sinagoga. E chegou ali uma mulher que fazia dezoito anos que estava doente, por causa de um espírito mau. Ela andava encurvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse: - Mulher, você está curada. Aí pôs as mãos sobre ela, e ela logo se endireitou e começou a louvar a Deus. Mas o chefe da sinagoga ficou zangado porque Jesus havia feito uma cura no sábado. Por isso disse ao povo: - Há seis dias para trabalhar. Pois venham nesses dias para serem curados, mas, no sábado, não! Então o Senhor respondeu: - Hipócritas! No sábado, qualquer um de vocês vai à estrebaria e desamarra o seu boi ou o seu jumento a fim de levá-lo para beber água. E agora está aqui uma descendente de Abraão que Satanás prendeu durante dezoito anos. Por que é que no sábado ela não devia ficar livre dessa doença? Os inimigos de Jesus ficaram envergonhados com essa resposta, mas toda a multidão ficou alegre com as coisas maravilhosas que ele fazia.

Comentário do Evangelho
A prática de Jesus humaniza Esta narrativa, exclusiva de Lucas, revela a ação libertadora de Jesus, que se choca com a atitude legalista e hipócrita do chefe da sinagoga. Este está apegado à observância religiosa do sábado, com a qual adquire boa consciência e prestígio. Para ele, esta observância, que não o impede de fazer o bem aos animais, está acima do bem que se pode fazer a uma pessoa. A mulher, tomada por um mau espírito, encurvada e totalmente incapaz de olhar para cima, representa a comunidade submissa da sinagoga, humilhada e sem iniciativa. Ao ser libertada no dia de sábado, está sendo libertada também da própria lei que a oprime. Readquire sua estatura normal e sua dignidade, humanizada pela prática de Jesus. O mundo de hoje é o espaço para acontecer estas maravilhas de Jesus.

Oração
Pai, que eu saiba dar ao amor ao próximo a devida primazia, não submetendo este mandamento a preceitos secundários que me impedem de descobrir a tua verdadeira vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário